Patos de Minas - 1º GerdCLIMA reúne especialistas para fortalecer ações de prevenção ao período chuvoso na região
A programação segue nos dias 18 e 19 de novembro, incluindo simulações de múltiplas vítimas no Anel Rodoviário
O Centro de Convenções do Unipam recebeu, nesta segunda-feira (17), a abertura do 1º Seminário de Proteção e Defesa Civil e Resiliência Climática do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro — o GerdCLIMA. O encontro marca o início de uma série de atividades voltadas ao preparo dos municípios para o período chuvoso, reunindo autoridades, entidades regionais, especialistas nacionais e internacionais.
Durante participação ao vivo na Rádio Clube 98, o Major Arthur Fábio Ferreira, do 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas, destacou a importância do evento justamente na transição entre a seca e o início das chuvas. Segundo ele, o seminário promove uma pausa necessária para planejar, integrar forças e fortalecer estratégias de enfrentamento aos desastres naturais.
A programação reúne nomes como Sidney Furtado Fernandes, coordenador da Rede de Resiliência das Nações Unidas, que apresenta iniciativas globais para capacitação de órgãos de resposta, e o prefeito de Patos de Minas e presidente da Assossiação Mineira dos Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, que compartilha as experiências do município na gestão de riscos. Também participa o professor doutor Adalberto Vieira, da Universidade Federal de Viçosa, trazendo análises climáticas e previsões para o fim de 2025, com enfoque no impacto ao agronegócio.
O Major Arthur reforçou que o trabalho não se limita às instituições, mas envolve diretamente a comunidade. Como parte do seminário, equipes dos Núcleos de Defesa Civil de bairros como Jardim Paulistano e Vila Operária recebem treinamentos específicos para situações de risco, incluindo primeiros socorros, autoproteção e procedimentos em caso de enchentes ou elevação repentina do nível da água.
Além disso, estão previstos treinamentos práticos no Clube Integrar e capacitações no auditório do 12º Batalhão, onde serão trabalhadas técnicas de atuação em ocorrências complexas por meio do Sistema de Comando de Operações (SCO). A programação segue nos dias 18 e 19 de novembro, incluindo simulações de múltiplas vítimas no Anel Rodoviário.
“É a união de forças que permitirá um Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro mais resilientes, preparados e inteligentes para enfrentar o período chuvoso”, destacou o Major.
Confira a entrevista do Major Arthur para Rádio Clube 98:
Fonte: Clube Notícia
