Piloto da aeronave que caiu em Brasilândia de Minas enquanto pulverizava lavoura era natural de Coromandel

O piloto, Franques Silveira Vargas de 32 anos, morreu devido à queda. O avião pulverizador estava completamente regular, segundo dados apurado no site oficial da ANAC.

Notícias | Policiais

19 Maio, 2022

0

Piloto da aeronave que caiu em Brasilândia de Minas enquanto pulverizava lavoura era natural de Coromandel


O avião pulverizador que caiu em Brasilândia de Minas na manhã da última terça-feira (17) estava completamente regular, segundo dados apurado no site oficial da ANAC. O piloto, Franques Silveira Vargas de 32 anos, era natural de Coromandel e morreu no acidente queda.

A aeronave caiu em uma área de mata fechada e pântano de uma fazenda a cerca de 20 km da área urbana da cidade.


Autorização para voar

A aeronave, de prefixo PR-CTD, pertence à empresa Elo Forte Aviação Agrícola LTDA e foi fabricado em 1966. Apesar da longa idade, a aeronave estava com a documentação em dia e possuía autorização para voar até 11 de maio de 2023, prazo do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA), o qual atesta a condição necessária para que um avião possa voar no Brasil.

O CVA garante que a aeronave atende aos requisitos necessários para a segurança dos voos. Para emissão do certificado padrão são analisados 3 itens básicos: Certificação do projeto do avião: avalia o projeto de engenharia e simulação garantindo que o aparelho é atende aos padrões de segurança; Certificação de fabricação: assegura que o avião é igual ao apresentado no projeto; Certificado de manutenção: garante que a manutenção é realizada por e equipe capacitada dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante.

Relembre o caso

O Corpo de Bombeiros foi acionado nesta terça-feira (17) para atender uma ocorrência queda de aeronave, na Estrada Santa Fé, em Brasilândia de Minas.

Segundo informações repassadas aos Bombeiros por volta de 09h, apontavam um possível acidente aéreo com queda de aeronave agrícola (pulverizadora).


A aeronave caiu em uma região de mata fechada após perder uma das asas no ar

De acordo com testemunhas, o avião decolou para pulverizar a lavoura e após alguns minutos, uma de suas asas caiu, momento em que o avião perdeu altitude caindo em uma área de preservação ambiental (local de difícil acesso).

Foi necessário o empenho de militares de Paracatu-MG com utilização de drones para localizar o avião. Bombeiros de João Pinheiro-MG realizaram as buscas via terrestre e encontraram a vítima presa às ferragens da fuselagem do avião. Confirmando a morte do piloto de 32 anos.

Com informações: JP Agora/Fotos: reprodução

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)