PM investe 180 mil e constrói anexo do Colégio Tiradentes em Patos de Minas

O projeto da PM também contempla a reforma de uma quadra poliesportiva

Notícias | Educação

29 Outubro, 2018

0

PM investe 180 mil e constrói anexo do Colégio Tiradentes em Patos de Minas


Eram quase três e meia da tarde quando a equipe do Clube Notícia chegou à nova unidade do Colégio Tiradentes, em Patos de Minas, anexa ao décimo quinto Batalhão. Como é comum nesta época do ano, a temperatura beirava os 30 graus. “Todas as salas têm ar-condicionado”, comentou o Comandante da décima Região de Polícia Militar, Coronel Waldimir. Além de salas refrigeradas, o espaço conta com área de lazer e horta. O projeto da PM também contempla a reforma de uma quadra poliesportiva, mas que ainda demanda parcerias para sair do papel.  Inaugurado em julho deste ano, o colégio atende 225 crianças, que cursam o ensino fundamental básico (do 1º ao 5º). A maioria deles são filhos de militares, mas há pelos 50 estudantes que foram selecionados, por meio de sorteio de vagas, para fazer parte do colégio militar. Concorram a essas vagas mais de mil estudantes, segundo números da direção da escola.

Para a construção do anexo, a Polícia Militar investiu 180 mil reais, que vieram da Associação dos Policiais de Patos de Minas (APPM). O local transformado em escola abrigava uma antiga academia, que foi desmanchada e o espaço revitalizado. A manutenção dos servidores e professores é a cargo do Estado de Minas Gerais. Em entrevista para nossa equipe, Coronel Waldimir explicou como surgiu a iniciativa de criar a nova sede do Colégio Tiradentes. “Fizemos uma pesquisa e identificamos a necessidade de criar mais salas para o Colégio Tiradentes. No entanto, já existia um projeto, do Coronel Jarbas, de ampliação do Tiradentes e nós só o alteramos, aproveitando o espaço que nós temos aqui no próprio Batalhão”, disse. Cada ar condicionado, instalados em cada sala, foram adquiridos pelos próprios policiais. “Foi um esforço conjunto nosso, para dar mais conforto ao nosso aluno. O projeto hoje é um sucesso”, concluiu.

Nossa equipe foi recebida pelos estudantes, na varanda do refeitório, com saudação militar e apresentação do grito de guerra do Colégio Tiradentes (veja no vídeo abaixo). Entre os estudantes, o clima é amistoso e a maioria diz gostar do dia a dia na escola. “A gente gosta bastante. O lanche é muito bom, os professores também e nós aprendemos as matérias direitinho”, comentou um dos estudantes do quinto ano. Nenhum deles demonstrava desconforto com as regras impostas pelos mestres e chefes de disciplina. Para o monitor disciplinar do anexo, Sargento André Luiz, que, fardado, repassava os comandos básicos dos militares com os alunos, os jovens estudantes recebem o melhor do ensino. “Através da disciplina, nos resgatamos a cidadania e ensinamos o respeito com a família. As crianças que estão aqui serão estudantes dedicados e cidadãos bem formados”, contou em entrevista. Ainda de acordo com o comando da Polícia, a expectativa é abrir novas vagas já no próximo ano e ampliar o número de vagas ofertadas.

Texto e fotos: Flavio Sousa

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (6)

COMENTÁRIOS (0)