Queimada que teve início às margens da BR 354 causa medo e prejudica moradores do Bairro Jardim Botânico em Lagoa Formosa

Regionais | Lagoa Formosa

01 Junho, 2016

0

Queimada que teve início às margens da BR 354 causa medo e prejudica moradores do Bairro Jardim Botânico em Lagoa Formosa


Um incêndio criminoso que colocava em perigo os moradores do Bairro Jardim Botânico, na cidade de Lagoa Formosa, foi controlado pelo caminhão de combate a incêndio do município. As chamas começaram no início da tarde desta Terça-Feira (31/05) às margens da BR 354, mas rapidamente se alastraram e chegaram até as casas que ficam no bairro. Como os capins dos terrenos baldios no local estavam muito altos, o fogo chegou a colocar em perigo os moradores de algumas residências. Além das chamas, outra preocupação é com as doenças respiratórias que os incêndios criminosos causam, principalmente nas crianças. O clima seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para as queimadas nesta época do ano.

As queimadas urbanas e rurais criminosas ou provocadas acontecem com mais frequência entre os meses de Maio a Novembro principalmente incidindo nas cidades, nas rodovias, em terrenos baldios ou mesmo em fazendas espelhadas por todo o país. Em Lagoa Formosa e na região do Alto Paranaíba não é diferente, e as queimadas e incêndios são frequentes. Preocupada com o período de estiagem a secretaria municipal de Meio Ambiente orienta à população a não promover queimadas clandestinas em áreas urbanas e rurais. Quem for flagrado cometendo a prática está sujeito à multa, bem como poderá responder por crime ambiental, conforme Lei Federal 9.605/98. Assim que passam as chamas dos incêndios criminosos, o que fica é um rastro de destruição. Animais como cobras, tatús e pássaros também acabam sendo queimados e morrem. A prática prejudica a saúde e o meio ambiente.

De acordo com a Organização Municipal de Saúde (OMS), de 02 a 3,5 milhões de pessoas morrem vítimas de substâncias tóxicas contidas na fumaça decorrente das queimadas, pois são altamente poluentes. As queimadas urbanas acontecem principalmente porque as pessoas aproveitam o período seco de estiagem para atear fogo no mato, no lixo e no entulho depositado em terrenos. Em Patos de Minas e Lagoa Formosa não há dados sobre o número de focos de incêndios proveniente de queimadas urbanas e rurais, mas os moradores devem conscientizar que a prática é proibida e criminosa. Os proprietários de terrenos baldios também devem ficar em alerta. A queima urbana traz diversos danos à saúde. O material que fica em suspensão no ar decorrente da queima proibida afeta principalmente crianças e idosos, que ao procuraram atendimento médico apresentam quadro de doença respiratória. 

Fonte: Vanderlei Gontijo

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (14)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)