Região do Cerrado Mineiro leva autenticidade e inovação à Semana Internacional do Café 2024
A expectativa é movimentar R$ 60 milhões em negócios, representando um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
A Região do Cerrado Mineiro (RCM), pioneira no Brasil
a conquistar a Denominação de Origem para seus cafés, será destaque na 12ª
Semana Internacional do Café (SIC), que ocorre de 20 a 22 de novembro, no
Expominas, em Belo Horizonte. Reconhecido como um dos principais eventos do
setor, a SIC reunirá representantes de toda a cadeia produtiva para debater
tendências, avanços tecnológicos e os rumos da cafeicultura global.
Com um stand exclusivo, a RCM apresentará a campanha
“A verdade é rastreável – promovendo o autêntico Cerrado Mineiro”, que destaca
o selo de origem controlada como garantia de qualidade e procedência. A
iniciativa visa conscientizar consumidores e profissionais do setor sobre o
valor dos cafés autênticos da região.
Segundo Juliano Tarabal, diretor executivo da
Federação dos Cafeicultores do Cerrado, o stand da RCM contará com uma ação
especial de intercooperação entre as seis cooperativas que integram a
Federação. “Todas as cooperativas estarão presentes para promover sessões de
cupping com seus cafés, com o objetivo de fortalecer o relacionamento com os
compradores. Além disso, um dos cuppings será dedicado aos cafés que
participarão do leilão virtual, permitindo que os torradores conheçam
antecipadamente os lotes que serão leiloados na próxima segunda e terça-feira,
dias 25 e 26 de novembro”, afirma.
A programação inclui ainda a promoção dos vencedores
do 12º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, que reconhece os melhores cafés
produzidos localmente.
A SIC 2024 é realizada pela Espresso&CO, Sistema Faemg Senar, Sebrae e o governo de Minas Gerais, com apoio do Sistema Ocemg. Com o tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”, o evento oferecerá palestras, workshops, cursos, competições, degustações orientadas e pesquisas. A expectativa é movimentar R$ 60 milhões em negócios, representando um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
Fonte: SERIFA Comunicação