Romeiro da cidade de Lagoa Formosa percorre 20 mil quilômetros a pé e fala sobre sua fé e devoção
Uma história de fé e devoção que começou na adolescência. Assim se resume a peregrinação de um romeiro da cidade de Lagoa Formosa. Ele é morador da Rua Zeca Limírio, no Bairro Bela Vista, onde reside desde que se mudou da zona rural para a cidade. Foi em sua casa que o senhor Manoel Aparecido dos Santos, 59 anos, conhecido como “Nenê Carneiro” recebeu a reportagem do Patos 1 Notícias, para contar um pouco de sua trajetória e como conseguiu levantar forças para percorrer em 30 anos de peregrinação mais de 20 mil quilômetros a pé. O total de quilômetros percorridos em suas viagens pode chegar aos Estados e Unidos em viagem de ida e volta.
Segundo o romeiro tudo começou quando ele tinha 19 anos de idade, quando tomado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Abadia ele iniciou suas peregrinações até a cidade de Romaria, na região do Alto Parnaíba/Triângulo Mineiro, distante aproximadamente 170 quilômetros de Lagoa Formosa. A partir deste momento ele não parou e a cada ano percorria distâncias maiores e por todas as partes do país. Ele andou em mais de 30 anos de viagens as mais conhecidas cidades religiosas de Minas Gerais e do Brasil. O peregrino guarda em sua casa todas as camisas que foram usadas em suas caminhadas, desde a primeira romaria até a última que aconteceu no Ano de 2014, quando ele fez a sua última viagem.
Em suas caminhadas “Nenê Carneiro” visitou por 10 vezes a cidade de Aparecida do Norte, berço sagrado de Nossa Senhora Aparecida, 02 vezes Trindade, no estado de Goiás, 40 vezes em Romaria, cidade conhecido pelos antigos como “água suja” e uma vez ele esteve em Bom Jesus da Lapa, no estado da Bahia. O romeiro conta que recebeu inúmeras bênçãos e graças no decorrer desses 30 anos e que a cada ano suas forças revigoravam com a fé e devoção. Manoel Aparecido diz que nesse tempo todo de peregrinação nunca passou por situação de perigo e que Nossa Senhora da Aparecida, Nossa Senhora da Abadia e Deus sempre o protegiam de todos e quaisquer males.
No ano de 2014 o peregrino que sempre caminhava acompanhado de sua caminhonete D 10 e de um motorista que dava apoio ao romeiro, decidiu que havia chegado o momento da aposentadoria. Ele fez sua última caminhada de fé até a cidade de Romaria e durante os 340 quilômetros percorridos “Nenê Carneiro” aproveitou para agradecer a Deus por todas as graças alcançadas e pela vida. Ele deixou gravado em vídeo momentos de todas as suas caminhadas. O portal de notícias Patos1 teve acesso às imagens e editou alguns trechos gravados pelo próprio romeiro. Manoel conta que no ano de 2014 ele percorreu 2.100 quilômetros em seguida deixou para sempre as caminhadas em romaria a pé. O peregrino disse que se alguma pessoa tiver interesse em trocar experiências ou mesmo conhecer sua história basta ligar para o número 34- 9927- 0262.
E assim termina uma história de fé e devoção que faz de um cidadão lagoense e da cidade de Lagoa Formosa, entrar para a história como um romeiro que percorreu a pé mais de 20 mil quilômetros.
Fonte: Vanderlei Gontijo