Rotary Clube de Lagoa Formosa e Hemocentro realizam campanha de doação de sangue dia 14 de Maio de 2016

Regionais | Lagoa Formosa

06 Maio, 2016

0

Rotary Clube de Lagoa Formosa e Hemocentro realizam campanha de doação de sangue dia 14 de Maio de 2016


O Rotary Clube de Lagoa Formosa em parceria com o Hemocentro de Patos de Minas e com a colaboração da Secretaria de Saúde da cidade realizam no Sábado (14/05), a campanha de doação de sangue. As doações serão coletadas no PSF Sebastião Gontijo, no Bairro Novo Horizonte no horário de 08h00 as 12h00. As inscrições para os interessados em participar das doações estão sendo feitas em todos os PSF’s de Lagoa Formosa e nas farmácias Biofarma e Droga Rede. A meta é que seja colhido sangue de mais de 100 doadores. As inscrições para a doação podem ser feitas até completar o número da meta de pessoas para a cidade. No momento de fazer a doação é necessário que o voluntário esteja portando um documento de identificação com foto.

 Durante entrevista no programa “Café da Tarde” concedida ao apresentador da rádio vitoriosa, Adilson Mariano, o médico Fernando Antônio de Deus, que faz parte do Rotary Clube de Lagoa Formosa explicou quais são os pré-requisitos necessários para se doar sangue. Além disso, o médico disse que doar sangue é salvar vidas e um ato cristão de amor ao próximo. Ele contou que cada doação pode salvar pelo menos 03 (três) vidas. O médico ressalta que é retirada de cada doador a quantia de 450 ml de sangue e que em menos de 01 (um) mês esse sangue é totalmente reposto pelo organismo humano. Esse sangue é repassado ao banco de sangue do Hemocentro na cidade de Patos de Minas e fica à disposição para eventuais necessidades dos pacientes da cidade e de toda região do Alto Paranaíba.

Segundo o médico, para doar sangue uma pessoa deve ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 10 anos de idade, ter idade entre 18 e 64 anos, pesar acima de 50 quilos, ter dormido bem na noite anterior a doação, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ser usuário de drogas, não apresentar ferimento ainda não cicatrizado e se for do sexo feminino não estar grávida ou em período de amamentação. Após o parto normal, é necessário aguardar 03 meses e, após cesárea, 06 meses para doação de sangue. O doador também não deve ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 12 meses ou ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. 

Ele ressalta ainda que não se deve doar sangue em jejum. O prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias para os homens e de 90 dias para mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 64 anos, o intervalo é de 6 meses. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação. Outras condições, que também poderão impedir a doação, serão avaliadas na triagem antes da doação. Haverá uma entrevista com um médico, que fará algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas serão mantidas em rigoroso sigilo. A entrevista inicial é importante pois existem condições, como sorologia positiva para HIV, que podem ser transmitidas pelo sangue e que, às vezes, não podem ser totalmente evitadas com a realização dos testes sorológicos, já que existe um período no qual as infecções nem sempre são detectadas nos exames. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (3)

COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)