Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa realizam blitz de conscientização sobre exploração sexual infantil

O evento foi realizado em frente ao pelotão da Polícia Militar

Notícias | Sociedade

24 Maio, 2018

0

Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa realizam blitz de conscientização sobre exploração sexual infantil


A Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social de Lagoa Formosa, o CRAS, a Polícia Militar, a Secretaria de Saúde e o Conselho Tutelar, realizaram na última terça-feira (22/05) uma blitz educativa referente à “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. A ação aconteceu às 09h00 em frente ao 4º pelotão de Polícia Militar na Avenida Brasil. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mirian Helena, a iniciativa tem como objetivo sensibilizar e orientar a população quanto à importância de proteger as crianças e denunciar caso seja consumada a violência. 

Para se ter uma ideia da importância da conscientização sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, nos últimos anos, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, recebeu, através do Disque-Denúncia Nacional 100, aproximadamente 100 mil relatos, sendo a violência sexual um dos mais frequentes. Além de os abusadores serem pessoas próximas, do convívio das vítimas, apenas em 30% dos casos, há evidências físicas. 

Ainda segundo o Disque 100, apenas 7,5% dos casos são denunciados, estima-se que aproximadamente meio milhão de crianças e adolescentes sofreu abusos entre 2011 e 2015. Negligência e violência psicológica são outras violações registradas. As meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros e pardos somam 57,5% dos atingidos. 

Uma orientação da campanha é de que pais, responsáveis e professores estejam atentos aos comportamentos das crianças no dia a dia, já que, na maioria das vezes, ela não terá coragem de denunciar o caso, seja por medo ou por vergonha. A violência pode causar vários transtornos na vítima como agressividade, isolamento, medo, depressão e, até, tentativa de suicídio. Vale ressaltar, também, que a culpa nunca é dela. 

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil em Lagoa Formosa, é necessário procurar o Conselho Tutelar pelo 99673-4698 (Plantão) ou 3824-1578 e a Policia Militar pelo 190 ou o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. 

Por último, a psicóloga Márcia Eunice Barcelos Bomtempo, falou à reportagem durante a realização da BLITZ educativa, sobre a importância da realização das ações de conscientização: 



Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




Galeria de Fotos (20)

COMENTÁRIOS (0)