Superintendente do SAAE de Lagoa Formosa explica sobre vazamento de esgoto sem tratamento nos córregos do município

Segundo ele, os esgotos foram lançados nos riachos por causa de entupimentos, devido a objetos jogados nas redes de forma desordenada.

Notícias | Meio Ambiente

04 Outubro, 2021

0

Superintendente do SAAE de Lagoa Formosa explica sobre vazamento de esgoto sem tratamento nos córregos do município


Após nossa redação receber fotos e vídeos dos riachos que ficam próximos às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's) na cidade de Lagoa Formosa, mostrando dejetos que teriam sido lançados nos leitos sem tratamentos adequados, entramos em contato com o Superintendente do SAAE, Antônio Machado (Tó), que falou sobre o acontecimento.

 

“Sempre que ocorre da nossa rede de esgoto entupir na chegada das ETE’s derrama no pasto e pode atingir os córregos. [...] Estive na ETE, especificamente aquela que fica na saída para Patos de Minas, e comprovei que realmente aconteceu de jogar para fora. A gente encontra diversos tipos de coisas para fazer entupir, como exemplo, papel higiênico jogado nos vasos, sacolas plásticas, absorventes, preservativos, utensílios domésticos, entre outros materiais que saem das casas e acabam entupindo as redes”, ressaltou Antônio.

 

As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) objetivam reproduzir, em um menor espaço de tempo, a capacidade dos cursos d’água de decompor naturalmente a matéria orgânica. A água distribuída nas residências, depois de utilizada, vira esgoto. Ao deixar as casas, ele é encaminhado para as redes coletoras até chegar às estações. O tratamento do esgoto consiste na separação da parte líquida da parte sólida e no tratamento de cada uma delas separadamente. O objetivo é reduzir a carga poluidora de modo que elas possam ser dispostas adequadamente, sem causar prejuízos ao meio ambiente.

O TRATAMENTO DA FASE LÍQUIDA DE ESGOTO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES ETAPAS:


Peneiramento: o esgoto é peneirado em grades para retenção das sujeiras de maior volume; caixa de areia: a caixa de areia é responsável pela retirada da areia contida no esgoto; decantação primária: em um decantador primário ocorre a sedimentação das partículas mais pesadas;

Aeração: nos tanques de aeração, é fornecido ar para os microorganismos contidos no esgoto, fazendo com que estes se multipliquem e se alimentem de material orgânico, formando lodo e diminuindo a carga poluidora do esgoto;

Decantação secundária: em uma segunda decantação, o lodo formado se deposita no fundo do decantador, deixando a parte líquida livre de 90% das impurezas. Esta água não é potável, mas pode ser lançada nos rios ou reaproveitada para fins de limpeza.

O TRATAMENTO DA FASE SÓLIDA DO ESGOTO É COMPOSTO PELAS SEGUINTES ETAPAS:

Entrada de Lodo: a água é separada do lodo sólido através da sedimentação das partículas mais pesadas;

Adensamento: os adensadores fazem com que o lodo torne-se mais concentrado através da separação de uma parte da água;

Flotação: é introduzida água com microbolhas de ar, contribuindo para a separação da água do sólido;

Digestadores: os digestadores recebem o lodo proveniente do sistema de adensamento e contêm microorganismos anaeróbios que degradam a matéria orgânica presente no lodo, gerando gás metano e água;

Filtros: nos filtros, o lodo proveniente do condicionamento químico é desidratado, passando a conter 40% de sólidos;

Despacho: o lodo é armazenado e desidratado para ser disposto em aterros sanitários. 

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)