Tentativa de furto em captação da COPASA interrompe fornecimento de água em Patos de Minas

Os criminosos arrancaram fios de cobre e causaram a interrupção da captação no Rio Paranaíba. Segundo a companhia, o serviço já foi normalizado e não há registro de falta d'água.

Notícias | Policiais

18 Setembro, 2021

0

Tentativa de furto em captação da COPASA interrompe fornecimento de água em Patos de Minas


O fornecimento de água na cidade de Patos de Minas foi afetado devido a uma tentativa de furto dos cabos de energia e de câmeras da estação de captação.

De acordo com o boletim de ocorrência, a Superintendente do Setor Unidade Oeste da Copasa foi quem acionou a PM relatando que foi percebido um problema na captação de água do Rio Paranaíba. Devido a este fato, uma equipe deslocou ao local para verificar o que teria ocorrido. Ao chegar no local, a equipe deparou com dois indivíduos cortando os cabos de energia da bomba de captação, sendo que ao perceberem a presença da equipe, os indivíduos saíram correndo e fugiram em direção ao mato nas margens do rio.


Ao verificarem o problema na captação, a equipe visualizou que vários cabos foram cortados e que os indivíduos já haviam enrolado uma parte para serem levados. Também foi verificado pela equipe que os indivíduos danificaram duas câmeras, sendo que em uma delas, foi possível visualizar a imagem dos suspeitos subindo em uma estrutura metálica para danificar as câmeras.

Este indivíduo flagrado pela câmera tinha uma tatuagem e usava uma corretinha no braço direito, porém ainda não foi identificado. A equipe disse ainda que os indivíduos retiraram duas baterias grandes do gerador e deixaram perto de uma cerca para serem furtadas.

No local, foi localizada uma sacola com algumas ferramentas que provavelmente foram usadas na ação. Dentro da sacola havia uma bermuda verde e uma camisa azul escura. 

Confira o posicionamento enviado pela Copasa nesta sexta-feira (17/09)

A Copasa tem trabalhado, diariamente, para proporcionar o melhor atendimento aos seus clientes em todas as cidades em que opera. Porém, os furtos e o vandalismo em unidades da Companhia têm prejudicado a prestação dos serviços em diversas localidades. Na tarde desta sexta-feira (17/09), houve uma tentativa de furto na captação da Copasa, em Patos de Minas. O alvo dos criminosos eram fios de cobre e as baterias dos geradores instalados no local.  

Um boletim de ocorrência foi registrado. A polícia agiu rapidamente e trabalha na investigação do caso. Embora a fiação não tenha sido levada, os invasores causaram danos eletromecânicos no sistema. Técnicos da Companhia regularizaram a situação ainda durante a tarde. Embora o fornecimento de água tenha sido paralisado emergencialmente, os 47 reservatórios abastecidos evitaram intermitências, mas ainda assim, a Companhia pede o uso racional. 

A superintendente da Copasa no âmbito da Unidade de Negócio Oeste, Cristiane Carneiro, falou sobre o caso. “A captação conta com cercas, cadeados e câmeras de videomonitoramento, mas isso não impediu o ato ilícito. Para reforçar a segurança, já providenciamos vigilância presencial”. 

Além de provocar prejuízos patrimonial e financeiro, esses furtos levam à interrupção no abastecimento de água, afetando milhares de clientes, sejam eles de casas, comércios ou indústrias.  

A Copasa pede a colaboração da população na tentativa de coibir tais crimes e orienta a todos que, ao perceberem quaisquer movimentações estranhas ou atitudes suspeitas nas proximidades de suas unidades, acionem as autoridades e registrem, gratuitamente, o comunicado nos canais de relacionamento com o cliente o mais rápido possível: Central de Atendimento “115”; Agência virtual, no site www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital, disponível para IOS ou Android ou WhatsApp: (31) 9 9770-7000.

 

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS DESABILITADO(0)