Vereador denunciado por xenofobia se posiciona e diz “se preciso, irei me retratar”

O vereador José Luiz (PODEMOS) teve denúncia protocolada no dia 11 de agosto deste ano.

Notícias | Política

22 Agosto, 2023

0

Vereador denunciado por xenofobia se posiciona e diz “se preciso, irei me retratar”


Nesta terça-feira (22) uma denúncia protocolada na Câmara dos Vereadores contra o parlamentar José Luiz (PODEMOS) veio à tona com exclusividade pelo grupo NTV de comunicação, por apuração da jornalista Aiandra Faria. O advogado José Márcio dos Santos, nordestino, que mora em Patos de Minas há nove anos, denunciou o vereador de xenofobia.

 

A denúncia foi recebida pela Câmara Municipal de Patos de Minas no dia 11 deste mês. Segundo o documento: “O Vereador José Luiz Borges Júnior, no dia 07 de agosto efetuou postagem em suas redes sociais com cunho discriminatório, incitando ódio pelo povo nordestino, constando das postagens a “indicação” da construção de um muro dividindo o território nacional entre as regiões norte e nordeste, e o restante do país.”.

 

De acordo com o parlamentar ele tomou conhecimento da denúncia por meio do PatosJá.

 

Ele ainda não foi notificado sobre a denúncia, em entrevista disse que não poderá comentar sobre o documento. Ainda que não conhece o advogado denunciante e sobre o vídeo onde os dois conversam, José Luiz trata como uma pessoa comum, que ele pode ter encontrado na rua, indo em contra ponto a denúncia que diz: “Após ter repostado a postagem original com suas considerações, o denunciante foi surpreendido no dia 09/08/2023, por volta das 13:45hs., quando ao chegar em sua residência, percebeu um veículo vindo de ré, na contra-mão de direção, em alta velocidade, havendo constatado após a aproximação do veículo, tratar-se do vereador José Luiz. Ao chegar próximo ao denunciante, o vereador questionou este, ironicamente, nestes termos: “O Sr. está nervoso Doutor”? Em razão do contexto, o Denunciante, se sentindo ameaçado, respondeu que não estava nervoso, mas apenas não concordava com as postagens do Vereador. Após este contato inicial a esposa do Denunciante iniciou a gravação dos fatos através do telefone celular, sendo que, após o Vereador perceber que estava sendo filmado, deixou o local.”.

José Luiz afirmou que acompanhará o processo e se preciso ele se retratará.

 

ENTENDA O CASO...

 

O vereador José Luiz (PODEMOS) teve denúncia protocolada no dia 11 de agosto deste ano. Segundo o denunciante o parlamentar foi xenofóbico após sugerir divisão do Brasil e incitar ódio contra nordestino

 

José Márcio dos Santos, advogado, foi que ofereceu a denúncia a Câmara dos Vereadores de Patos de Minas. Ela foi recebida no dia 11 deste mês. Segundo o documento: “O Vereador José Luiz Borges Júnior, no dia 07 de agosto efetuou postagem em suas redes sociais com cunho discriminatório, incitando ódio pelo povo nordestino, constando das postagens a “indicação” da construção de um muro dividindo o território nacional entre as regiões norte e nordeste, e o restante do país.”.

 

A denúncia segue: “Após ter repostado a postagem original com suas considerações, o Denunciante foi surpreendido no dia 09/08/2023, por volta das 13:45hs., quando ao chegar em sua residência, percebeu um veículo vindo de ré, na contra-mão de direção, em alta velocidade, havendo constatado após a aproximação do veículo, tratar-se do vereador José Luiz. Ao chegar próximo ao denunciante, o vereador questionou este, ironicamente, nestes termos: “O Sr. está nervoso Doutor”? Em razão do contexto, o denunciante, se sentindo ameaçado, respondeu que não estava nervoso, mas apenas não concordava com as postagens do Vereador. Após este contato inicial a esposa do Denunciante iniciou a gravação dos fatos através do telefone celular, sendo que, após o Vereador perceber que estava sendo filmado, deixou o local.”.

 

A denúncia feita pelo advogado aponta que o José entende que os atos praticados pelo parlamentar, possuem caráter discriminatório e instigam ódio contra o povo nordestino, bem com que a presença de José Luiz em sua residência, configura ameaça à sua integridade física e moral, posto que este não chegou a declinar os reais motivos de sua presença na residência do denunciante, saindo de lá após constatar que a esposa do denunciante estava filmando, levando este a crer que, se não fosse a filmagem, poderia ser objeto de agressões físicas e morais.

 

 

O documento apresentado e protocolado na Câmara de Patos de Minas diz que José alega que ele e sua família estão amedrontados com a situação, notadamente com a possibilidade da prática de novas ações pelo Vereador que possam atentar contra a integridade do dele e sua família.

 

O requerente quer o encaminhamento da denúncia com seus anexos ao Ministério Público, à Delegacia de Polícia Civil, bem como que seja instaurado o procedimento competente pela Câmara dos Vereadores para apuração e aplicação das penalidades cabíveis diante dos fatos apresentados por ele.

 

Ainda, requer também seja determinado o afastamento do Vereador José Luiz Borges Júnior do cargo, durante o período de apuração das infrações noticiadas.

 

Por meio da assessoria de comunicação do vererador José Luiz o jornalismo do grupo NTV de comunicação disse que o parlamentar não foi notificado ou informado sobre a denúncia.

 

 Procurado o presidente da câmara Gladston Gabriel (PODEMOS), informou que recebeu a denúncia, repassou a procuradoria da câmara e aguarda parecer jurídico.


Redação - Patos Já/NTV

Vanderlei Gontijo

vanderlei@patos1.com.br




COMENTÁRIOS (0)