Patos 1
Quinta, 19/10/2017

15:57

34 99793-4633

Projeto Artístico- Literário da Fenamilho premia alunos vencedores

Patos 1 - Projeto Artístico- Literário da Fenamilho premia alunos vencedores
O evento de Lançamento do Livro "Estudante Faz Arte: é Fenamilho!" e de premiação dos trabalhos vencedores da 10° edição do Projeto Artístico-Literário foi realizado nessa quarta-feira (18/05), no Auditório do Memorial do Milho. 

O Projeto comemorou os dez anos de existência com um número significativo de participação. Foram 13.377 trabalhos produzidos e 617 selecionados pelas escolas e inscritos para concorrerem aos prêmios. Dez melhores de cada uma das oito categorias foram premiados.

O tema proposto para este ano foi: "Das águas ao milho: histórias que brotam das terras de Patos de Minas", escolhido para levar os estudantes a uma reflexão sobre a água como recurso essencial da vida e o milho como grande riqueza desta terra. O Projeto também teve o intuito de despertar nos educandos um olhar crítico sobre a ação do homem no meio em que ele vive. Isso se tornou mais relevante ainda em virtude do fato do município ter sua força econômica advinda do campo e em virtude da necessidade de catalogar, identificar e preservar seus recursos hídricos.

A Comissão Executora propôs aos alunos de todas as escolas do município uma "viagem" pelo tempo e pelo espaço. Pelo tempo, resgataram a história do milho: do além-mar até às terras de Patos de Minas. No espaço, reconheceram a importância das águas: da identificação das nascentes dentro da cidade de Patos de Minas à preocupação em preservá-las. Para a "viagem", os alunos e seus professores "navegaram" por gêneros textuais diversos: desenhos, versos, causos,  preces, reivindicações e argumentos, tão bem apresentados nos trabalhos. 

O evento contou com a participação de autoridades, educadores e familiares dos alunos ganhadores. No primeiro momento, foram premiado os vencedores e os professores orientadores da categoria A, B, C e D, e no segundo momento, os vencedores e professores orientadores da categoria E, F, G e H. Os dois momentos contaram com a participação do contador de causos, Paulo Roberto Caixeta, que mostrou que nada melhor para representar a cultura popular do que um causo caipira.

Nesta 10° edição, a comissão do Projeto homenageou o trabalho do fotógrafo Saulo Alves, que tanto contribuiu com nos eventos do Sindicato Rural. Lagoense, adotado por Patos de Minas em virtude de seu carisma e de sua competência foi um profissional que, por meio da fotografia, era capaz de "fixar para sempre instantes precisos e transitórios". A homenagem teve a participação da esposa, do filho e demais familiares.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas

 

Vanderlei Gontijo
vanderlei@patos1.com.br
17/05/2016


COMENTÁRIOS

patos1@patos1.com.br

iTSITES Tecnologia