CPI da COPASA: Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito

O ex-vereador foi Secretário de Administração na gestão de Antônio do Valle

Notícias | Política

20 Julho, 2021

0

CPI da COPASA: Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga eventuais irregularidades na prestação de serviços pela COPASA, realiza uma nova oitiva na tarde desta terça-feira (20/07). Francisco Carlos Frechiani, ex-vereador e Secretário de Administração na gestão de Antônio do Valle (2005-2008) foi ouvido no plenário. Em depoimento ele disse que não participou das negociações com a COPASA em 2008.


Questionado sobre a legalidade, ele caracterizou como um contrato possível haja vista que ele seria automaticamente renovado, no caso da água. Na sequência ele falou sobre uma possível quebra do contrato: “Faltou vontade política de todos os prefeitos que passaram, inclusive deste, em rescindir o contrato. É muito simples rescindir, mas lógico que tem interesses, o estado não quer que isso aconteça”.

A respeito da falta de licitação, Carlos Frechiani disse que a legislação permitia já que a COPASA foi criada anteriormente a lei das licitações e é uma empresa de capital misto, com participação do governo estadual.

Sobre a possível implantação de uma autarquia (DMAE), Frechiani afirmou que o município hoje não tem condições para assumir o serviço de tratamento de água e de esgoto. Segundo ele, neste caso seria necessário mais de dois anos de preparação.

Sobre a judicialização da causa, Francisco Carlos Frechiani afirmou que entende que o contrato é legal, já que o próprio judiciário já entendeu isso em duas ações, uma do Ministério Público e outra Popular.

Frechiani ressaltou que o município tem que fiscalizar e punir a COPASA por eventuais irregularidades, como serviços mal executados. Citou que até hoje nenhuma multa foi aplicada contra a companhia em Patos de Minas.

Redação:  Lélis F. Souza

LEIA TAMBÉM:

CPI da COPASA: ex-secretário de governo de Antônio do Valle e funcionário da prefeitura prestam depoimento

Ex-prefeita Béia afirmou que não participou das negociações com a empresa em 2008

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)