CPI da COPASA: Pedro Lucas afirma que a empresa tentou novo contrato em 2013 e ofereceu 4% dos lucros ao município

Pedro Lucas foi prefeito de 2013 a 2016

Notícias | Política

21 Julho, 2021

0

CPI da COPASA: Pedro Lucas afirma que a empresa tentou novo contrato em 2013 e ofereceu 4% dos lucros ao município


O ex-prefeito de Patos de Minas na gestão 2013-2016, e também ex-vereador, Pedro Lucas, prestou depoimento na CPI da COPASA na tarde desta quarta-feira (21/07).


Pedro revelou que a COPASA, em 2013, tentou renovar o contrato vigente, assinado em 2008 e que vencerá em 2038, e ofereceu 4% dos lucros ao município. A proposta foi recusada porque, segundo o ex-prefeito, isso invalidaria a ação contra a companhia na Justiça.

“Em fevereiro de 2013, nós recebemos a visita do presidente da COPASA. Em seguida estivemos em Belo Horizonte para discutir o abastecimento da lagoa dos Japoneses. E depois tivemos uma outra reunião, em Patos, na qual eles queriam a renovação do contrato do município com a COPASA. Mas ai você me diz, mais tinha apenas quatro anos de contrato, mas a cada ano que renova é mais tempo que a COPASA ganharia. Ela tinha o objetivo de pegar um empréstimo com a CAIXA Econômica Federal. Automaticamente se eu renovasse o contrato, perderia o sentido da ação judicial a qual tínhamos proposto. Eles [COPASA] me propuseram um percentual de 4% sob o lucro em favor do município, em troca da assinatura deste novo contrato. Eu de imediato recusei a proposta” afirmou o ex-prefeito.”

Pedro Lucas disse que não rescindiu o contrato porque havia um processo judicial em trâmite. Disse que romperia apenas em três ocasiões: determinação judicial, fim do prazo contratual ou acordo entre as partes;

“Só rescinde contrato bilateralmente, porque o contrato está em vigor. O contrato tem falhas? No nosso ponto de vista sim, mas o contrato foi referendado pelo poder legislativo, está em vigor, mas assim que a justiça decidir, o administrador do momento tomará a atitude necessária” disse Pedro Lucas.

Afirmou que não se lembrava se a COPASA cumpria ou não as obrigações de 2013 a 2016 e que não houveram aplicações de multas durante a gestão.

Questionado sobre um relatório da ARSAE, de 2013, que aponta irregularidades na prestação de serviços pela COPASA, Pedro Lucas disse que não tem conhecimento. O relator da CPI, José Eustáquio Faria JR (PODEMOS), afirmou que o relatório existe.

Redação: Lélis F. Souza

LEIA TAMBÉM:

Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito

Ex-secretário de governo de Antônio do Valle e funcionário da prefeitura prestam depoimento

Ex-prefeita Béia afirmou que não participou das negociações com a empresa em 2008

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)