CPI da COPASA: José Eustáquio mostra documentos que demonstram descumprimentos do contrato pela empresa

José Eustáquio Rodrigues Alves foi vice-prefeito entre 2009 e 2012 e prefeito, de 2016 a 2020.

Notícias | Política

29 Julho, 2021

0

CPI da COPASA: José Eustáquio mostra documentos que demonstram descumprimentos do contrato pela empresa


José Eustáquio Rodrigues Alves prestou depoimento nesta quarta-feira (29/07) na CPI instaurada pela Câmara Municipal de Patos de Minas que apura eventuais irregularidades na prestação de serviços pela COPASA. Ele foi vice-prefeito na gestão de Béia Savassi (2009-2012) e prefeito, de 2016 a 2020.

LEIA TAMBÉM:

Elmiro Nascimento é ouvido pela comissão

Pedro Lucas afirma que a empresa tentou novo contrato em 2013 e ofereceu 4% dos lucros ao município

Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito

Ex-secretário de governo de Antônio do Valle e funcionário da prefeitura prestam depoimento

Ex-prefeita Béia afirmou que não participou das negociações com a empresa em 2008

Arnaldo Queiroz enumera irregularidades no contrato com a concessionária

Vereadores fazem expedição pelo Rio Paranaíba para verificar a situação do descarte de esgoto

Ex-prefeito Antônio do Valle cita corte de verbas caso o contrato não fosse assinado

Autor da denúncia contra COPASA diz que é possível que Aécio Neves tenha chantageado ex-prefeito a assinar contrato com a empresa 

Em sua primeira resposta, José Eustáquio afirmou que não participou da assinatura do contrato em 2008 e nem acompanhou das discussões com a companhia durante a gestão de Béia Savassi. Segundo o depoente, durante o mandato de vice-prefeito ocupou o cargo de Secretário de Educação, de Administração, de Finanças e de Agricultura. Em alguns momentos, ele chegou a ocupar até duas secretarias simultaneamente.

Na sequência, José Eustáquio disse que prestará todos os esclarecimentos na CPI e que provará o que dirá através de documentos. Ele entrou no plenário com vários documentos e disse que a comissão pode tirar “xerox” de todos aqueles que julgarem necessários.

Durante o mandato de prefeito (2016-2020), ele nomeou uma comissão para acompanhar a prestação de serviços pela COPASA. A comissão foi nomeada, através de portaria, em 2017.

José Eustáquio revelou que se reuniu com os diligentes da COPASA, em Belo Horizonte, por duas vezes. Nesta oportunidade, a companhia indiciou a intenção de devolver R$ 16,8 milhões em virtude de atrasos na prestação de serviços de tratamento de esgoto. Esse valor seria concedido através de descontos nas faturas pelo período de um ano (2018-2019). A prefeitura fez uma contraposta e adiou a cobrança da taxa de esgoto para janeiro de 2021. De 2018 até dezembro de 2020, os consumidores pagaram pela coleta, cerca de 25% do consumido em água.

Com o aditivo ficou estabelecido que:

·         Janeiro de 2021 – 33%

·         Julho de 2021 – 66%

·         Janeiro de 2022 – 100%

Em junho a ARSAE, agência reguladora, determinou a redução da cobrança máxima de esgoto de 100% para 74%. O novo percentual começa a valer em agosto de 2021. Com essa mudança, a cobrança, com base no aditivo contratual, assinado durante a gestão de José Eustáquio, será de:

·         Até dezembro de 2021: 48,84%

·         A partir de janeiro de 2022: 74%

José Eustáquio sugeriu que a CPI contrate uma empresa especializada em saneamento para fazer uma auditoria nas estações de tratamento de água e de esgoto da COPASA. Segundo ele, se ficar comprovado que o serviço não é de qualidade, aí sim eles podem pedir a rescisão contratual. O relator questionou se o ex-prefeito contratou uma auditoria e ele respondeu que não.

Redação: Lélis F. Souza

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)