CPI da COPASA: Dois depoentes são ouvidos nesta quarta-feira (21)

Notícias | Outros

22 Setembro, 2021

0

CPI da COPASA: Dois depoentes são ouvidos nesta quarta-feira (21)


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura eventuais irregularidades nos serviços da COPASA em Patos de Minas realizou uma nova oitiva na tarde desta quarta-feira (22/09). Nascimento dos Reis Araújo, conhecido como “Xel”, ex-vereador na década de 1990 e morador do Distrito de Chumbo/Areado, prestou depoimento.

Nascimento dos Reis é coordenador e fundador da ONG “SOS Rio Areado”. No início do depoimento, ele relembrou do período que a água era fornecida pela prefeitura. “A prefeitura nunca deu conta de coisa nenhuma no que diz respeito ao abastecimento de água nos distritos. Quando queimava uma bomba era uma grande demora até arrumar. Quando a COPASA foi para os distritos, o problema da falta d’água foi resolvido”.

Nascimento ressaltou que a água em Areado é de boa qualidade.  “Em Major Porto, por exemplo, muitas pessoas buscam água em outros locais. A água servida pela COPASA lá é de baixíssima qualidade, uma água salgada” pontuou ele.

Sobre o tratamento de esgoto, Nascimento dos Reis afirmou que nem todo o esgoto é coletado pela COPASA. Ele indicou que existem quatro estações de esgoto no Distrito de Areado, porém os resíduos não estariam chegando até elas. Em uma delas, o esgoto está caindo in natura dentro do Rio Areado. “Eu afirmo que em todos os distritos não tem tratamento de esgoto”.

Na semana passada outro morador de Areado foi ouvido na CPI. Marcos Antônio da Mata elogiou os serviços prestado pela COPASA e afirmou que o esgoto é tratado. O vereador Mauri da JL (MDB) questionou o novo depoente sobre as alegações do outro morador. Nascimento dos Reis disse que conhece Marcos Antônio e que possivelmente ele não visitou, in loco, as estações da COPASA.

Além de Nascimento dos Reis , também foi otvida nesta quarta-feira (21) a moradora do Distrito de Bonsucesso, Elizabeth Maria Lopes de Oliveira. Durante o depoimento, ela afirmou que a água fornecida pela companhia é encardida e que não há tratamento de esgoto, sendo ele despejado in natura no córrego.

Moradora do distrito há 15 anos, Elizabeth Maria preside o Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Bonsucesso (CDC). Ela relatou que até certo tempo atrás a COPASA dispunha de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com a atuação direta de funcionários. Recentemente foi perfurado um poço artesiano. “A gente tem ouvido várias reclamações a respeito da água que está indo para a comunidade. Que a água está dando uma ‘nata’ por cima. O que foi me passado é que a água, as vezes, está um pouco escura, que as vezes as pessoas lavam as roupas e elas não ficam limpas da forma que precisaria”, afirmou.

O relator da CPI, o vereador José Eustáquio de Faria Junior (PODEMOS), questionou a respeito do tratamento de esgoto. Elizabeth Maria Lopes informou que o esgoto é canalizado, porém não há tratamento, sendo ele despejado in natura no Córrego de Bonsucesso. Um cidadão, que mora nas proximidades, reclama frequentemente do mau cheiro e da infestação de pernilongos. Os consumidores do distrito pagam uma taxa pela coleta.

Em 2008, a prefeitura de Patos de Minas assinou contrato e repassou o serviço de coleta e tratamento de esgoto para a COPASA. Questionada, Elizabeth Maria Lopes informou que nos últimos 13 anos foram realizadas apenas obras de manutenção no distrito.

No final do depoimento, a presidente da CPI, a vereadora Elisabeth Maria Nascimento (DEM), informou que as oitivas dos distritos foram finalizadas. Ela explicou que apenas o Distrito de Pilar ficou sem representante, porque não encontraram ninguém que pudesse comparecer a Câmara Municipal.

LEIA TAMBÉM:

Morador do Distrito de Areado elogia serviço prestado pela concessionária

Morador afirmou que não há tratamento de esgoto e que os resíduos caem num ribeirão

Servidor da Copasa é ouvido na CPI e afirma que a água fornecida pela concessionária é de qualidade

Membro de conselho de Major Porto diz que não toma água distribuída pela companhia

Conselheira de Santana de Patos afirma que no distrito o esgoto é lançado sem tratamento em rio

Servidor aposentado diz que não conhece funcionamento da rede de esgoto de Patos de Minas

José Eustáquio mostra documentos que demonstram descumprimentos do contrato pela empresa

Elmiro Nascimento é ouvido pela comissão

Pedro Lucas afirma que a empresa tentou novo contrato em 2013 e ofereceu 4% dos lucros ao município

Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito

Ex-secretário de governo de Antônio do Valle e funcionário da prefeitura prestam depoimento

Ex-prefeita Béia afirmou que não participou das negociações com a empresa em 2008

Arnaldo Queiroz enumera irregularidades no contrato com a concessionária

Fonte: Patos notícias

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)