Servidor da Copasa é ouvido na CPI e afirma que a água fornecida pela concessionária é de qualidade

Walterley Coelho Alves trabalha há 24 anos na empresa.

Notícias | Outros

01 Setembro, 2021

0

Servidor da Copasa é ouvido na CPI e afirma que a água fornecida pela concessionária é de qualidade


Pela 1ª vez, desde o início da CPI, os vereadores ouviram, na tarde desta quarta-feira (1°/09), um funcionário da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). Walterley Coelho Alves trabalha há 24 anos na empresa, tendo exercido os cargos de servente, oficial de água e encarregado de água. Neste último, e atual cargo, ele trabalha há cerca de 14 anos.

O relator, José Eustáquio de Faria Junior (PODEMOS), questionou se o depoente tinha conhecimento do contrato entre a COPASA e a prefeitura de Patos de Minas. Walterley disse que não tem conhecimento de contrato. Perguntado sobre denúncias de irregularidades nos serviços, ele respondeu: “eu não tenho conhecimento que a COPASA não cumpra o que é combinado. A gente tem um sistema e todos os serviços são executados dentro do prazo”.

“A água é de boa qualidade, tanto que eu dou aos meus filhos”, disse Walterley.

Ele também explicou que nos distritos, como Major Porto, a água é retirada de um poço artesiano, não sendo necessário um tratamento complexo, o cloro é suficiente. Já em Patos de Minas, por ser retirada de um manancial, a água necessita de processos adicionais na Estação de Tratamento (ETA).

Tubulações de Amianto

Walterley Coelho confirmou que alguns bairros, como Santa Terezinha e Cristo Redentor, ainda possuem tubulações de amianto para o fornecimento de água. Ele disse que não tem ideia da extensão/comprimento desta rede e informou que a COPASA, de forma gradativa, moderniza a tubulação.

Em 29 de novembro de 2017 o Supremo Tribunal Federal proibiu o comércio e uso de amianto no Brasil. A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que todas as formas de amianto são cancerígenas podendo acometer órgãos como laringe, ovário e pulmão. Em algumas cidades, como em Rosana-SP, a Justiça já determinou a substituição das tubulações de amianto.

Preço da água é justo

Walterley Coelho disse que a tarifa é justa por entender que o serviço prestado é de qualidade. “Você ter uma água de qualidade, 24 horas na sua casa, e um esgoto tratado, tirado direto de sua casa, eu acho um preço justo. Existem coisas muito mais caras que a população paga e às vezes não é boa”.

Falta d’água em Patos de Minas

Sobre falta d’água, Walterley explicou que a maioria das interrupções são devido a acidentes nas redes. Segundo ele, durante obras particulares os pedreiros acabam rompendo canos, sendo necessário fechar o ‘registro’ para fazer a manutenção.

Problemas no asfalto

A presidente da CPI, Elisabeth Maria (DEM), questionou o depoente sobre a qualidade do asfalto aplicado pela COPASA após manutenções na rede. Ele explicou que o serviço é terceirizado e que é necessário um tempo entre a manutenção na rede e recomposição do pavimento. “Tem que esperar um tempo pra secar, depois fazer o assentamento e só depois vir com o caminhão de asfalto” explicou.

Esgoto em Patos de Minas

Walterley afirmou que não trabalha com o sistema de esgoto e desta forma não pode prestar esclarecimentos sobre esta questão. Porém, afirmou que 90% do esgoto é tratado.

LEIA TAMBÉM:

Servidor da Copasa é ouvido na CPI e afirma que a água fornecida pela concessionária é de qualidade

Membro de conselho de Major Porto diz que não toma água distribuída pela companhia

Conselheira de Santana de Patos afirma que no distrito o esgoto é lançado sem tratamento em rio

Servidor aposentado diz que não conhece funcionamento da rede de esgoto de Patos de Minas

José Eustáquio mostra documentos que demonstram descumprimentos do contrato pela empresa

Elmiro Nascimento é ouvido pela comissão

Pedro Lucas afirma que a empresa tentou novo contrato em 2013 e ofereceu 4% dos lucros ao município

Francisco Carlos Frechiani é ouvido no inquérito

Ex-secretário de governo de Antônio do Valle e funcionário da prefeitura prestam depoimento

Ex-prefeita Béia afirmou que não participou das negociações com a empresa em 2008

Arnaldo Queiroz enumera irregularidades no contrato com a concessionária

Vereadores fazem expedição pelo Rio Paranaíba para verificar a situação do descarte de esgoto

Ex-prefeito Antônio do Valle cita corte de verbas caso o contrato não fosse assinado

Autor da denúncia contra COPASA diz que é possível que Aécio Neves tenha chantageado ex-prefeito a assinar contrato com a empresa 

Fonte: Lélis F. Souza

Nayala Gontijo

gontijonayalas@gmail.com




COMENTÁRIOS (0)